De: Miguel Victor
O Globoplay continua no seu resgate de “clássicos” da teledramaturgia, e depois de novelas como Vale Tudo (1988/1989), A Favorita (2008/2009) e O Clone (2001/2002), o streaming global disponibilizou a novela "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, exibida em 2007/2008, com 210 capítulos.
Por isso, o Portal Ypis traz curiosidades sobre essa novela que divide opiniões.
1. NÃO FOI EM HD
Apesar de se comentar que Paraíso Tropical (antecessora de Duas Caras) foi a primeira novela em HD do Brasil, porém exibida e arquivada em SD, Duas Caras levava o título de primeira novela 100% exibida em HD. Pois é, mas isso não é verídico.
Durante os capítulos de Duas Caras, poderemos observar que algumas cenas estão em SD e outras em HD, assim como aconteceu em Paraíso Tropical. Isso se deve pelo fato de que tanto PT quanto DC foram filmadas na transição do formato SD para HD. Sendo assim, podemos dizer que a novela 100% exibida e arquivada em HD, é A Favorita, substituta de Duas Caras.
2. DUAS CARAS TIROU BENEDITO RUY BARBOSA DO HORÁRIO NOBRE?
Em 2007, havia uma disputa entre Aguinaldo Silva e Benedito Ruy Barbosa para saber qual novela de cada autor substituiria Paraíso Tropical. Aguinaldo acabou ganhando.
O que fez a emissora escolher Silva? Simples. Apesar de ser autor de grandes clássicos como Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e Terra Nostra no horário, o último trabalho de Benedito havia sido na novela Esperança, de 2002; um fracasso. Passou pela mão de Benedito, mas também passou pela mão de Walcyr Carrasco, teve problemas com a saúde dos atores, mortes, e até hoje é considerada a novela mais problemática da emissora.
Porém, Benedito, após Esperança, escreveu dois bem-sucedidos remakes de tramas antigas para o horário das 18h: Cabocla (2004), baseado na obra homônima de 1979 com Glória Pires e Fábio Jr. e Sinhá Moça (2006) baseado em Sinhá Moça de 1986, com Lucélia Santos. Depois da recusa do horário nobre, o autor ainda escreveu mais 3 novelas: Paraíso (2009), Meu Pedacinho de Chão (2014) e Velho Chico (2016), e em 2022, volta ao horário nobre como supervisor do remake de uma obra sua de 1990, Pantanal.
3. ALTERAÇÕES
Originalmente o autor intitulou a trama de É a Educação, Estúpido!, porém o nome foi considerado confuso pela direção e adaptado para Duas Caras para conseguir avaliar totalmente o público.
Em 2013, em entrevista ao Canal Viva, o autor disse que também pensou em fazer da história de Evilásio (Lázaro Ramos) a principal, porém temia uma possível rejeição do público, colocando-o como co-protagonista.
4. AUDIÊNCIA
Em questão de audiência, Duas Caras diminuiu um pouco sua média em relação à Paraíso Tropical: fechou com 41,1 pontos, contra 43 da antecessora.
Porém, foi a última novela a fechar com 40 pontos da Rede Globo e na televisão brasileira, e seu índice é superior ao de todas as novelas seguintes.
5. ÚLTIMO CAPÍTULO
Duas Caras teve seu último capítulo exibido em um sábado, 31 de maio de 2008, e não foi reapresentada como outras novelas anteriores. Historicamente, aos sábados a audiência sofre uma grande queda em relação aos outros dias da semana e isso fez com que a novela tivesse até então a pior audiência de um último capítulo de uma novela da Globo no horário das 20h (47 pontos).
Bom gente, é isso! Quem quiser, pode assistir Duas Caras no Globoplay. Até mais!
Comments