Por: Luis Marques
Uns apostaram em Carrossel (2012), a maioria em As Aventuras De Poliana (2018) - mas nenhuma delas veio aí. Causando surpresa em grande parte do público, a escolhida para a vaga de Chiquititas - que deve ter sua edição especial encerrada em Outubro - é Carinha De Anjo.
Exibida entre Novembro de 2016 e Junho de 2018, a novela teve uma somatória final de 404 capítulos levados ao ar - a terceira maior novela infantil, atrás de Chiquititas (545 Capítulos) e As Aventuras De Poliana (564 Capítulos) - a novela foi adaptada por Leonor Corrêa e contou com direção geral de Ricardo Mantoanelli. A novela é um Remake do clássico mexicano Carita De Ángel, novela de 2000 produzida por Nicandro Diaz Gonzalez - o mesmo produtor de novelas mexicanas exibidas pelo SBT, como "A Dona" (2010), "Amanhã É Para Sempre" (2008) e "Amores Verdadeiros" (2011).
A trama narra a vida de diversas pessoas que vivem na cidade de Doce Horizonte, que une jovens antenados à era digital e empresários do centro urbano à zona rural. Duas realidades que fazem parte do dia a dia de Dulce Maria (Lorena Queiroz), uma menina de 5 anos alegre e sapeca que é chamada carinhosamente de Carinha De Anjo pela mãe, Tereza (Lucero). Ela é filha única de Gustavo Lários (Carlo Porto), um empresário bem-sucedido. A mãe de Dulce faleceu quando a mesma tinha apenas 3 anos de idade, num acidente, fazendo com que Gustavo deixasse a filha em um colégio interno católico e se mudasse para a Espanha, onde viveu 2 anos isolado da família.
Com a ausência do pai, a menina é acolhida por Estefânia (Priscila Sol), prima de Gustavo, que é apelidada de Tia Perucas, pelo seu perfil monocromático que reflete seu humor. Ela também recebeu atenção do Padre Gabriel (Alcemar Vieira), seu tio paterno e de todas as freiras e noviças do internato. Quase todas as noites, Dulce sonha com Tereza. Elas se encontram em uma lúdica casa de bonecas. Lá, mãe e filha vivem momentos mágicos, emocionantes, divertidos, onde a pequena é sempre abastecida de afeto e conselhos.
No internato, a menina recebe o carinho maternal de Cecília (Bia Arantes), professora dedicada e protetora. Também conta com a Irmã Fabiana (Karin Hils), líder do coral do colégio, como parceira de suas travessuras.
Passados 2 anos de sua ida para a Espanha, Gustavo decide voltar para Doce Horizonte, mas não sozinho: Nicole (Dani Gondim), a sua nova namorada, volta junto com ele. Mas Nicole é apenas uma interesseira que só visa o status e dinheiro do pai de Dulce. A menina rejeita o romance do pai, pois vive tendo desavenças e intrigas com Nicole. Pelo contrário, Dulce sonha com Cecília como sua segunda mãe. Mas ela não pode se casar por ser noviça, mas Cecília fica dividida entre a religião e o sentimento que nutre por Gustavo, como também ele sente por ela.
A novela foi um sucesso mesmo sendo a menor audiência das infantis. Cravou média geral de 10.4 pontos na meta de 10 pontos, além de ter a melhor semana final na audiência, com média de 14.3 pontos - Carrossel teve 13.8, Chiquititas teve 13.4, Cúmplices De Um Resgate teve 12.5 e As Aventuras De Poliana teve 07.6 - além de ter sido um fenômeno em repercussão nas redes sociais. Mesmo enfrentando O Rico E Lázaro e Jesus na RecordTV, ela conseguia a vice liderança em muitas vezes.
Mas e aí, foi a melhor opção? Será que não tinha uma novela melhor pra reprisar?
E olha, posso dizer que é a reprise mais acertada do SBT das novelas infantis. Ignorando minha opinião, do Luiz, já que eu amo a novela, sejamos sinceros: não tinha muitas opções para escolher. Seria um erro gravíssimo apostar em compacto de uma novela que acabou ano passado - e acabou muito mal - ou apostar no maior sucesso do SBT que devido à saturação das reexibições fracassou lindamente na última reprise - teve meta de 8 pontos e fechou com 6.3 - sendo que temos Carinha De Anjo, nunca reprisada e com 3 anos do término.
Existem muitos movimentos na Internet para que o SBT exiba novelas adultas ou novelas mexicanas na faixa. Mas a emissora não aposta nesse conteúdo devido aos vários fracassos colecionados de 2007 a 2012. A primeira novela infantil da safra, Carrossel, pegou o horário de Corações Feridos (2012) com 5 pontos. Resultado? Terminou com 12.3 pontos. Então seria muito arriscado apostar em algo que já fracassou no passado. Mesmo que estejam saturadas, a melhor opção são as infantis.
Sobre as mexicanas, serei bem sincero aqui: não é uma boa aposta. O SBT precisa se desligar dessa dependência de produtos alheios. Já temos as Novelas Da Tarde que exibem novelas mexicanas. Deixem os produtos nacionais para a noite. Querendo ou não, se o SBT voltasse com elas à noite, muitos reclamariam pelo SBT só apostar em produtos estrangeiros.
Chiquititas veio aí e fracassou lindamente. Tendo meta de 10 pontos, ela vem marcando de 05/07 pontos. Carinha De Anjo vem aí em breve, e dentre as opções disponíveis, é a que tem mais chances de elevar os índices.
Comments