Por: Iuri Santos
Na tarde do dia 22 de setembro de 2020 o público tinha a confirmação desgostosa sobre a nova reprise que substituiria o fenômeno Totalmente Demais, de Rosane Svartman e Paulo Halm. Muitos criticam e poucos defendem Haja Coração.
A diferença do texto, humor e aprovação do público é gritante de uma novela para a outra. Desde a sua suposta volta, diversos internautas que estavam acompanhando a novela protagonizada por Marina Ruy Barbosa ficaram insatisfeitos com a suposta escolha da Globo. Boa parte do público estava com os dedos cruzados para que voltasse Rock Story ( 2016 ), Morde e Assopra ( 2011 ) ou Tititi (2010). E com a confirmação de Haja Coração houve uma verdadeira " chuva " de críticas sobre a Globo.
Como já citado anteriormente, há uma diferença gritante entre as duas obras. O texto de Haja Coração muitas vezes é forçado e com vários núcleos que andam círculos para não acontecer nada, ou parcialmente, de relevante na trama. O humor é forçado, como algumas cenas de Salve-Se Quem Puder, do mesmo autor. Já sobre a aprovação do público é bem claro logo quando foi estrear. Na comparação das audiências das duas tramas, é plausível como Totalmente Demais pegava o horário, diversas vezes, com 23 pontos e elevava para 30 ou mais em seu gancho. Com 84 capítulos já exibidos, Haja Coração registra 24.31 pontos na Grande São Paulo, já Totalmente Demais registrou 28.77 de média. Muitos dizem : " Mas Totalmente Demais pegou o horário no maior isolamento social da história, já Haja pecou o fim ", sim, a " novela da Eliza " pegou os dias mais críticos da pandemia de Covid-19 e com maior pessoas em casa mas ela e diversas novelas, como o caso das outras já citadas que estavam cotadas, elevavam muito das novelas das 18 horas. Desde sua exibição inédita em 2016, Haja Coração quase não elevava do fenômeno Êta Mundo Bom, de Walcyr Carrasco, ou perdia para a mesma. Atualmente a novela eleva sim de Flor do Caribe mas não consegue, em poucos minutos, elevar 4 ou 5 pontos da novela e, dificilmente, 3 ou 4 pontos do Praça 2.
Mas em geral é assistível. O casal Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitomba) foram o maior destaque entre os casais. Outro destaque foi a vilã Bruna ( Fernanda Vasconcelos ). Haja Coração tem uma boa história mas o que peca nela é essa maneira forçada em várias cenas. Com toda certeza, se a Globo tivesse escolhido uma das cotadas, já listadas, estaria com audiência e repercussão superior.
Comments