Por Artur Renovato
Nesse ano, creio eu que alguns profissionais do SBT ficaram com "telefonephobia" certamente, Leon Abravanel estava com um certo pânico do telefone fixo em sua sala: Motivo? O dono da zorra toda. Sim!!!!! Ele mesmo, o homem que já estava cantando as músicas de Dicró, Moreira e Bezerra Silva quando Cabral chegou aqui. Silvio Santos, era o motivo do estético surto telefônico instaurado na emissora Anhangueriana. Deixe-me explicar o motivo para tanta apreensão:
Dês de a Estreia do SBT, Silvio se orgulha ao dizer que é dono da segunda maior emissora do Brasil (tanto que um dos primeiros slogans da emissora foi "Liderança em segundo lugar") E quando a audiência de algum programa do SBT cai, e perde para a concorrência...ele imediatamente, após conferir os números, liga para o seu sobrinho, Leon Abravanel - um dos diretores - para tentar """Arrumar""" a grade, a fazendo ficar mais voadora que a Avianca...
MAAAAAAAAAAAAS....... contudo, entretanto, todavia... Para o seu entretenimento, e para o desespero do Seu Fernando Pelégio Eu, listei alguns contatos de SS que fazem o Murilo Fraga tremer até hoje. Vamos lá!
1) Ligação Alarmante
Numa uma bela tarde de domingo, Leon Abravanel recebe uma ligação diretamente de Orlando: se tratava de Senor Abravanel com uma ideia mirabolante! Ele manda dublar e pôr no ar relatado hispano americano nomeado como o programa mais violento do mundo. Horário? 7:20 da noite, após as novelas mexicanas. A repercussão foi terrível! e a audiência foi ao chão... as críticas eram.... infindáveis e o programa saiu no ar no dia seguinComote. Silvio é brasileiro e não desiste nunca, ele manda por o alarma TV no horário mais justo: às 9:30 da manhã antecedendo um programa infantil. Após denúncias (e baixa audiência) o programa retirado do ar novamente, mas em 2020 ele retorna na madrugada e consegue alcançar o primeiro lugar em audiência para os momentos, aí Silvio manda tirar do ar.
2) O começo de um sonho // deu tudo errado
Num longínquo passado, a a madrugada do SBT era ocupada os seriados sitcoms de humor. Até que Silvio liga para o CDT exclamando que as madrugadas agora passariam a ser ocupadas pelo jornalismo da emissora. Isso proporcionou uma ótima fase para o departamento. Graças ao "SBT Notícias", o canal paulista esteve vivendo bons tempos nos números da faixa.
Marcando entre 3 e 5 pontos, o Jornal que era dividido por vários âncoras acabou impulsionando o produto no posterior, Primeiro Impacto (outra ideia do patrão). Embora as ótimas críticas, excelente audiência, o homem do baú achou mais rentável acabar com o programa, já que na época a emissora buscava cortar gastos. Desde então o primeiro Impacto é exibido ininterruptamente das quatro as dez e meia da manhã.
3) A Ligação que "triturou" o SBT
Agora, vamos falar da última criação de Silvio Santos, que o fez mexer muito com horários, ordens e programas: o Triturando.
Um dia Silvio liga para o seu sobrinho, o surpreende grandemente.
Junto com a notícia que o dono do SBT havia "desistido" do focalizando, veio também a informação que o "Triturando" estaria por vir. O programa do robô fofobyte chegou com o mesmo cenário, elenco e pacote gráfico do seu programa de origem.
A ideia do patrão, a princípio não rendeu, a audiência permanecia a mesma do seu extinto antecessor. Enquanto o programa ia ao ar, Silvio continuava no telefone dando instruções ao diretor. Resultado? DUAS horas de Programa. Perto do fim, Silvio manda esticar o programa e cancelar o "Casos de Família" naquele dia, o que deixou Cristina Rocha P da Vida...
Após esse dia e muitas músicas trituradas, e também após constantes ligações para inversão de horários dos programas Casos de Família e Triturando, tudo se normalizou. Um dos grandes responsáveis na crise de audiência da atração foi a Record, que reprisava a Novela "A Escrava Isaura" na mesma faixa. A diferença entre os programas era muito grande, chegando a ter oito (8) pontos de diferença entre os dois produtos.
Com o fim de Isaura, a Record numa tacada de mestre escala uma novela de gênero parecido para substituir o sucesso de Isaura: "Escrava Mãe" entra na jogada. Para a sorte do SBT, a reprise não vingou, o que fez o formato criado por Silvio subir e alcançar a vice liderança com muita constância, um final feliz.
Uma das maiores qualidades de Silvio, é a persistência. A desistência dificilmente lhe é uma alternativa, o Triturando é a prova real disso, hoje o Programa marca índices satisfatórios, e a vice liderança é frequentemente agradecida pelo diretor Márcio Esquilo.
Obg por ler até aqui, até a próxima! Tchau Brasil!
Comments