Por: Iuri Santos
Hoje o nosso encontro é com um querido colunista, conhecido por suas análises profundas de temas sobre tudo que envolve a televisão brasileira, além de nos informar sobre novas novelas, séries ou programas: Duh Secco! Duh, agradeço muito por aceitar o convite! Vamos às perguntas:
Iuri: Duh, a vida de qualquer colunista iniciante é bastante corrida e, sempre, cheia de ansiedade para encontrar temas para novas matérias. Como você começou a sua trajetória? Tem novos planos, projetos?
Duh: Escrevia sobre TV desde o Orkut. Em 2010, criei o Agora é Que São Eles, junto do Daniel Pepe, do Guilherme Staush e do Ivan Gomes. Lá fazíamos análises, entrevistas – Gui me ensinou muito! Como tínhamos projetos paralelos, fomos dispersando... Aí parti para o Vivo no Viva, voltado para as atrações do Canal Viva. O pessoal da Globosat gostou do conteúdo, então migrei pro site oficial. Além de especiais sobre os produtos em exibição, fiz várias entrevistas, "por onde anda". Em 2015, passei a conciliar com o Viva com o RD1, a convite do João Paulo Dell Santo. Estive também no TV História, do Thell de Castro.
Como tenho meu trabalho como fisioterapeuta correndo em paralelo, não tenho muitos projetos no momento, não... Sigo tocando minhas redes (@DuhSecco), pensando em gravar pro YouTube e produzindo para o RD1. Queria retomar os roteiros – escrevi uma minissérie para uma escola de atores em Curitiba, anos atrás. Mas, antes pretendo fazer um curso na área.
"Laços" me incomoda pela barriga na fase final e pelo machismo de personagens como Danilo (Alexandre Borges) e Pedro (José Mayer)".
Iuri: A televisão brasileira e, também, os serviços de streaming estão exibindo uma enorme variedade de novelas. Das atuais novelas que estão sendo exibidas nas emissoras de TV, você está acompanhando alguma? Qual a sua avaliação sobre o texto da mesma?
Duh: Tenho visto Laços de Família, Malhação - Sonhos, A Vida da Gente, Amor de Mãe e A Força do Querer. Fora Vamp e O Bem-Amado no Globoplay. "Laços" me incomoda pela barriga na fase final e pelo machismo de personagens como Danilo (Alexandre Borges) e Pedro (José Mayer). Malhação é puro entretenimento; adoro as referências musicais. A Vida da Gente é uma aula de diálogo! Amor de Mãe idem. 'A Força' me agrada pelo ritmo. Os humanos de Vamp me interessam mais do que os vampiros; Antonio Calmon excelente quanto ao texto. O Bem-Amado é tão atual que parece ter sido produzido ontem.
"Não sou fã de bíblicas".
Iuri: A Record foi pioneira nas novelas inéditas na pandemia, finalizando Amor Sem Igual e estreando a bíblica e "superprodução" Gênesis. Qual a sua análise sobre Gênesis?
Duh: Não sou fã de bíblicas. É uma questão de fé mesmo. Acredito em Deus, sou devoto de Nossa Senhora Aparecida, mas nunca me interessei pelos estudos da Bíblia. Talvez por isso não me apego aos folhetins da Record. Gênesis é bem produzida, bem dirigida. O elenco reúne bons nomes. Mas acho confusa, com suas muitas fases... Não me fisgou. E acredito que o público vai abandonar com o avanço da narrativa. O troca-troca de atores e personagens causa confusão.
"[ IMPÉRIO ] É uma novela de altos e baixos, especialmente na reta final"
Iuri: A pandemia, infelizmente, está avançando com uma velocidade gravíssima no Brasil e em diversas localidades mundiais. A Globo decidiu adiar a estreia de Um Lugar Ao Sol e reprisar a sucessora de Em Família. Qual a sua avaliação sobre a reprise de Império no horário das 21h? Você acha que ela é capaz de manter, aumentar ou diminuir os índices da reprise anterior, no caso A Força do Querer?
Duh: Torço pelo sucesso de Império. É uma novela de altos e baixos, especialmente na reta final, mas que merece atenção. Acho que a audiência tende a aumentar. Pelo tempo da exibição original para a reprise. E por ser mais folhetinesca do que A Força do Querer. Tenho a impressão que 'A Força' não se afinou com o público de casa, já tão sofrido por conta do que estamos vivendo, em razão dos temas espinhosos, como a devoção de Bibi (Juliana Paes) ao marido criminoso e tóxico. O público tá pedindo por fantasia.
Iuri: Desde o anúncio da saída de Faustão da Rede Globo, houve diversos palpites sobre quem iria entrar em seu lugar. Na sua opinião, qual seria a melhor escolha para substituir Faustão?
Duh: Luciano Huck, dos que a Globo dispõe. Eliana, da concorrência. Gosto bastante do Celso Portiolli também, mas ele me parece muito apegado ao SBT.
"Achei Mariana corajosa ao questionar as ações de Jair Bolsonaro quanto às vacinas"
Iuri: Sobre Mariana Godoy na Record, você acredita que ela pode crescer mais na emissora ou ser boicotada pela própria emissora?
Duh: Espero que cresça! Mariana é ótima. Lamento que não tenha se afinado com a Band, cujo jornalismo me agrada, muito mais, que o da Record. Achei Mariana corajosa ao questionar as ações de Jair Bolsonaro quanto às vacinas, numa emissora de viés bolsonarista. Espero que isso não a prejudique – como aconteceu com Adriana Araújo.
Iuri: Ainda sobre a Record, na sua visão, é possível, agora com mais reprises na Globo e a saturação de Chiquititas, Gênesis possa decolar no IBOPE e alcançar novos recordes?
Duh: Não. A novela está no teto de audiência para a Record. Os momentos de maior impacto já foram exibidos – Adão, Eva e o dilúvio. Acho que a tendência é de queda, pelo que listei em uma das questões acima.
Iuri: Um dos autores mais consagrados está com um grande projeto em escrita. Quais são suas expectativas sobre a próxima novela do Gilberto Braga: Feira das Vaidades?
Duh: As melhores possíveis! Amo Gilberto, ele e Denise Bandeira são afinados há tempos e Feira das Vaidades é uma obra muito interessante.
"Sempre vai ter quem a associe ao comportamento maldito do BBB."
Iuri: A Globo nos trouxe um Big Brother bastante agitado e revoltante. A Karol conká fez e refez muita coisa no BBB21 e deixou um legado bastante negativo. Você acredita que ela possa reconquistar o seu prestígio de antes?
Duh: Da forma como era antes, não. Por mais que haja uma limpeza de imagem forte, da equipe dela e da Globo, o prestígio de antes ela não recupera mais. Sempre vai ter quem a associe ao comportamento maldito do BBB.
Iuri: E para finalizar: para qual vai a sua torcida no BBB21?
Duh: Hoje, Juliette, Gilberto e João Luiz, nessa ordem.
Agradeço, novamente, ao aceitar o convite.
Ainda vai ter Sodoma e Gomorra em Gênesis