top of page
Buscar
Foto do escritorPortal Ypis

(Análise) Futebol no SBT, o investimento que deu errado?


Recentemente a emissora de Silvio Santos vem se tornando um Império no quesito adquirir Campeonatos. Primeiramente, começamos com o então surpreendente anúncio da chegada da Libertadores na emissora, daí em diante se abriu um leque e foi então que a direção da emissora investiu pesado, trouxe narradores, comentaristas e até programas esportivos na grade, sendo eles: Arena SBT e SBT Sports. Copa América, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa são as novas competições que a emissora da família Abravanel conseguiu para seu acervo. Para conseguir esses feitos o canal pode sim ter se "aproveitado" da disponibilidade do governo, uma vez que Fábio Faria, marido de Patrícia Abravanel se tornou Ministro das Comunicações, essa "teoria" ganha ainda mais força quando o atual presidente da República Jair Bolsonaro posta uma foto assistindo a Copa América no SBT, e essa sede do Presidente em ver a Globo (2º maior emissora do mundo) falida ascende a questão de que se tirar as principais competições da Globo a mesma iria perder dinheiro, pois bem, não foi bem assim, a emissora dos Marinhos segue com o maior poderio do país, seja em plataformas de streaming ou produções próprias que são vendidas para o mundo todo. E como anda a audiência desses campeonatos no SBT?


Com a chegada da Libertadores, o SBT se reformou e tentou focar nesse público de maioria masculina, por ser uma novidade o campeonato que reúne os maiores clubes da América teve um início considerado baixo, apesar da expectativa alta os jogos se mantiveram na casa dos 8/10 pontos, ultrapassando esses números na reta final quando chegava a picar 18 pontos. Foi então, que no dia 30 de Janeiro, o SBT fez história com a final entre Palmeiras e Santos, a partida atingiu o maior pico de audiência da emissora em 19 anos, a média final da partida foi de incríveis 25 pontos e 32 de pico, nesse horário de 17h e 19h a Tv Globo ficou com 11 pontos exibindo o Caldeirão do Huck. A competição que deu o título para o Palmeiras com um gol no final do jogo liderou 13 das 15 principais capitais do país, alcançando 33 milhões de espectadores.


E assim chegou a Copa América, com expectativas maiores ainda e cá pra nós vem mandando bem, apesar de tudo que a envolve, a seleção brasileira vem conquistando a vice-liderança em São Paulo e ainda sim, tirando público de Gênesis e do Jornal Nacional. A competição reúne as maiores seleções da América do Sul, quando exibida na Globo a competição chegava fácil aos 30 pontos, mas se torna prazeroso, tendo que a Globo mantêm uma grade já sólida. Você já sabe que se ligar a tv às Quartas-Feiras às 21h30 provavelmente estará sendo exibido uma partida de futebol, assim como nos Domingos às 16h, mas apesar da Copa América ter perdido 60% de sua audiência quando migrou para o SBT, o torneio vem demonstrando crescimento, na noite da última segunda-feira (5), a partida entre Brasil x Peru conquistou 15 pontos de audiência com 17 de pico.


As críticas que circulam essa competição é na maioria das vezes por conta do despreparo do SBT para exibir os jogos, os públicos se perdem de uma hora para outra, como por exemplo, na última Segunda (5) a emissora mudou sua grade, exibiu as novelas mexicanas na faixa das 17h/18h e assim exibindo o seu principal jornal às 19h que atualmente vem derrubando a audiência, pois perdeu força considerável. E após o jogo, pasmem, foi exibido um capítulo da saturada "Chiquititas" que todo ano está sendo exibida e com maioria do público sendo INFANTIL. A emissora precisa criar o hábito de ser a nova casa do futebol lançando um pré-jogo e até mesmo a exibição do Arena SBT após as partidas para segurar a audiência. É como se a Globo tivesse a ideia de lançar apenas novelas infantis no horário nobre, com certeza causaria estranhamento e perderia público do Jornal que o antecede. TV se faz com logística, estratégia e essas categorias faltam nesse momento de evolução esportiva no SBT. Sim, ainda é tudo muito novo, a direção vai aprendendo e se adaptando aos poucos, é uma crescente. Agora nos resta entender como será feito nas demais competições, esse tipo de partilhamento de conteúdo é ótimo para quem consome, assim como o GloboPlay que irá exibir em seu catálogo diversas obras latinas que estavam sob total domínio do SBT. Ponto para o consumidor!









191 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page