Por: Bruno Dames
Nesse tempo de pandemia muitas e muitas produções tiveram que ser paralisadas na televisão, muitos programas caíram na qualidade e até tiveram surtos de COVID-19. Mas hoje venho falar sobre quem conseguiu fazer “do limão uma limonada” e se reinventou.
Altas Horas
Uns dos melhores programas da pandemia, o “Altas Horas” viveu uma grande fase com as entrevistas virtuais e transformou o programa em um papo leve e ao mesmo tempo com a essência do programa de Serginho. Quando Xuxa foi a entrevistada, assistimos o melhor “Altas Horas” de muito tempo, mesmo sendo a distância. Se falamos em reinvenção na pandemia, falamos nos sábados à noite de Serginho Groisman.
Conversa com Bial
Um programa que conseguiu o incrível feito de se salvar com as entrevistas remotas foi o “Conversa com Bial”. Sem plateia, sem estúdio, o programa ficou melhor, que com os papos intimistas deixou o entrevistador mais solto, deixando a entrevista leve e atraindo também o público com grandes programas com William Bonner, Boni, Flordelis e até mesmo Barack Obama.
Encontro com Fátima Bernardes
Em março de 2020 a Globo derrubou quase toda a sua grade e estreou o “Combate ao CoronaVírus” de Márcio Gomes nas manhãs da emissora, porém logo se tornou repetitivo e o programa “Encontro” retornou em abril nas manhãs da Globo com Fátima Bernardes fazendo entrevistas virtuais e Ana Maria Braga com Louro José em um quadro sobre culinária. Um grande acerto, até porque a volta do programa representou um respiro na programação que vinha com maratona de jornalismo.
Domingo Legal
Um dos programas mais clássicos da televisão brasileira, o “Domingo Legal”, voltou com edições inéditas em maio de 2020 com o “Afunda ou Boia” e logo depois com o tradicional “Passa ou Repassa” que foram reformulados para a pandemia com direito até a máquina de torta. Um programa de auditório, mesmo sem o auditório, conseguiu fazer grandes edições e episódios como a despedida da Maísa do SBT, Taísa Pelosi encontrando Joelma, as meninas do meme do aniversário no foguetinho e vários outros.
Bake Off Celebridades
Outra ótima opção dos sábados à noite, concorrendo com o “Altas Horas”, é o “Bake Off Celebridades” do SBT e também reexibido pelo Discovery. Ainda exibida, esta primeira temporada com artistas tem sido sucesso de repercussão, faturamento e audiência. Isso porque, além de bem produzido, a temporada trás celebridades como Maisa, Padre Alessandro Campos e Pyong Lee passando vergonha na confeitaria. Tudo isso junto e misturado resultou num ótimo programa!
Hora do Faro
Depois de ficar mais de 1 ano em terceiro lugar, em setembro o “Hora do Faro” reagiu com a ajuda do fenômeno “A Fazenda 12”. O formato “Última Chance” emplacou com perguntas quentes e polêmicas, ainda mais com Léo Dias. Nesta época o programa ainda tinha o “Canta Comigo Teen”, provavelmente o programa mais gostoso de assistir na Record, que virou quadro do programa de Rodrigo Faro em 2020, mesmo na pandemia, que conseguiu produzir este belo programa. Infelizmente nas gravações de 2021, houve surto de Covid-19 entre os 100 jurados, aparentando falta de protocolos ou até mesmo adaptações no formato.
Melhor da Tarde
Na Band o destaque fica para o “Melhor da Tarde com Cátia Fonseca” que durante os primeiros meses de pandemia fez o programa de casa e um formato intimista mas ao mesmo tempo continuou a essência e com a simpatia de Cátia. Ainda na pandemia Cátia estreou o “BIG Game”, reality culinário patrocinado pelo hipermercado BIG que era exibido semanalmente e foi mais um fator para o crescimento de audiência e qualidade do programa, junto as grandes coberturas feitas pelo vespertino.
Comments