Por Bruno Dames
17 de Janeiro foi um dia histórico, que ficará marcado pela aprovação e início da vacinação da COVID-19 no Brasil, o jornalismo teve um papel importantíssimo para toda população. Hoje a TV, os sites e até as redes sociais tiveram papéis fundamentais porque foram os meios onde o povo buscou se informar sobre algo que esperamos desde março de 2020.
Acho que todo mundo entendeu a importância desse dia e o que representa para o nosso país. A maioria das emissoras também entendeu, e do seu jeito, cada uma informou seu público.
Nos principais canais de notícia da TV paga a cobertura da vacina no Brasil foi impecável, deram o verdadeiro valor e estavam prontas para o “domingão da vacinação”. A CNN Brasil trouxe como ponto alto a grande dupla Márcio Gomes e Daniela Lima, seus principais nomes, que entraram no especial “CNN pela Vacina” (campanha que o canal aderiu há algumas semanas) por volta das 17h. Se precisasse colocar um defeito seria a falta de uma narração no início, naquela votação chata que fazia qualquer um se desinteressar em assistir. O outro principal canal de notícia, líder de audiência, e que também teve uma bela cobertura foi a GloboNews, no meu ponto de vista o melhor momento foi o “Edição das 18h” com Maria Beltrão, que sabe conduzir uma cobertura desse jeito.
As principais emissoras da TV aberta tiveram boletins e plantões informando o telespectador. Num domingo, um dia onde o jornalismo é quase esquecido, cada uma se virou do seu jeito, mas o que transpareceu foi que algumas emissoras não estavam preparadas para o dia de ontem (17/01). A Globo abriu plantões durante a grade com Poliana Abritta, apresentadora do “Fantástico”, curtos e rápidos, mas sempre com aquele poder do plantão da Globo, porém faltou bastante, esperava mais de uma emissora que tem toda essa estrutura. Na Record, uma grande cobertura, vários boletins com a maravilhosa Christina Lemos, tendo repórteres e assim, uma boa cobertura. O SBT pecou muito hoje, demorando horas e horas e somente 1 plantão de 1 minuto com Márcia Dantas. Todo mundo já sabia da informação, em um plantão não dá para ter checagem do texto de diretores e diretores, a informação é urgente, o povo que está assistindo tal emissora precisa saber disso urgentemente, esse é o objetivo do plantão.
Band teve boletins com nomes como Datena e boa cobertura, como já esperado da emissora que foca bastante no jornalismo, e tendo no fim do dia um programa especial. A melhor e mais extensa cobertura da TV aberta, que derrubou a sua grade, foi a da TV Cultura, que se mostrou preparada para o dia de hoje e teve uma edição especial do “Jornal da Cultura” e entrevista com João Dória, governador de SP, estado onde ocorreu a primeira vacinação da COVID-19 no país.
Deixe nos comentários o que achou!
Comments