Por: Luiz Marques
Seguindo com o projeto de clássicos no Globoplay, Vereda Tropical (1984) vem aí em Setembro. Causando muito burburinho na internet, a novela está sendo esperada com muito alarde entre os fãs de Carlos Lombardi. A seguir, 5 curiosidades desse fenômeno:
1. PRIMEIRA NOVELA SOLO
Vereda Tropical é um marco na carreira de Carlos Lombardi. Afinal,foi a primeira novela de autoria dele na Globo. Antes, ele só tinha escrito novelas pra Rede Tupi,Rede Bandeirantes e TV Cultura e foi Colaborador em Jogo Da Vida(1981), Elas Por Elas(1982) e Guerra Dos Sexos(1983).
(Trecho retirado do site TV História,de Nilson Xavier) Sobre a parceria com Silvio de Abreu, que foi Supervisor De Texto, Carlos Lombardi narrou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Falei que não aguentaria fazer uma novela sozinho e estabelecemos que o Silvio de Abreu seria meu supervisor. Eu não estava pronto para encarar uma novela sozinho, de maneira nenhuma. (…) O trabalho de supervisão do Silvio era diário. Primeiro, ele botou ordem na minha sinopse. Disse o que era bom e o que era ruim, além de indicar possibilidades para os personagens. Foi um trabalho didático."
2. NOVELA CENSURADA
A novela estrearia no dia 23 de Julho, mas no dia 20, apenas três dias antes da estreia, a Globo recebeu um comunicado terrível: a Censura Federal barrou a novela alegando que ela era imprópria pro horário. Só para se ter noção, o primeiro capítulo da trama sofreu 32 cortes.
Na manhã do dia da estreia, 23, Silvio De Abreu e Carlos Lombardi, juntamente com outros representantes da Globo, viajaram para Brasília para uma negociação direta com os censores, e acabaram por conseguir a liberação da trama.
3. GRAVAÇÃO INÉDITA
Na trama, Mário Gomes, se destacou e se tornou queridinho entre o público como Luca,um jogador de futebol. No final da novela, o jogador é contratado pelo Corinthians. A Globo se aproveitou que naquela semana iria ao ar um jogo entre Corinthians vs Vasco, e fez essa gravação até então inédita, para filmar Luca chegando de helicóptero no gramado do Morumbi.
Mas como nem tudo são flores, Mario Gomes acabou se envolvendo numa polêmica. Quando o Corinthians faz um gol, ele invadiu o gramado para comemorar com os jogadores. O resultado? O ator foi prontamente expulso do campo pelo juiz José De Assis Aragão. O juiz foi acusado de ter promovido o ato,mas logo depois foi inocentado pela Globo.
4. DIVISOR DE ÁGUAS
A trama ficou marcada por lançar vários atores que fizeram sucesso posteriormente, como é o caso de Jonas Torres, Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé e Catarina Abdalla.
Foi a estreia da veterana Georgia Gomilde, famosa por sua passagem na TV Tupi e em Novelas Portuguesas. Ela chamou bastante atenção como Bina, dona de uma cantina italiana.
A produção também contou com a participação de Matilde Mastrangi, uma das musas das pornochanchadas do cinema brasileiro nas décadas de 70 e 80. Em Vereda Tropical, sua única novela na Globo, ela viveu Marilinda. A atriz só deu as caras depois em Cortina de Vidro, no SBT.
Para terminar, Vereda Tropical foi a primeira aparição de Maurício Mattar - pra quem não conhece, é o responsável pelo meme do "Quem assiste Dona Xepa Aí?" - que apareceu no último capítulo como um pretendente de Catarina, personagem de Marieta Severo.
5. JEQUITI GLOBAL
Um cenário importante de Vereda Tropical é a fábrica de perfumes CPP, onde trabalhava a protagonista Silvana (Lucélia Santos), que fugia das garras do seu ex-sogro, Oliva (Walmor Chagas), que tentava a todo custo conseguir a guarda do neto Zeca (Jonas Torres). O que Silvana não sabia é que a Fábrica CCP era de Oliva.
A novela foi um fenômeno de repercussão e audiência. Com meta de 40 pontos, a novela teve média geral de 50.4 pontos. Com o sucesso da trama, a Globo lançou o perfume CCP, que fez muito sucesso entre o público feminino.
Fontes usadas para a matéria: Memória Globo e TV História.
Comments