(Matéria Teste para o Portal YTV)
Agora é hora de alegria, vamos sorrir e cantar..., por muitos anos o SBT trouxe para a casa do povo Brasileiro, a ideia de felicidade. Era comum estar a frente de uma televisão num domingo meio-dia para assistir Gugu e Silvio Santos, com aquele prato de macarronada na mão. Prestes a completar 40 anos no dia 19/08 o SBT se perdeu, cheio de reprises, programas antigos e quase nenhum investimento para 2021.
Não é só pela pandemia que a emissora está parada, desde Fevereiro de 2020 as emissoras paralisaram mais de 90% de suas atividades, deixando apenas os telejornais ao vivo, e ainda com uma equipe reduzida. O novo normal apareceu, muitas emissoras voltaram e trouxeram para os telespectadores um ritmo novo de tv, programas novos, contratações e investimentos, e o SBT passando Rin Tin Tin e Lassie.
O reflexo dessas ideias péssimas, estão aparecendo nos números do Kantar (Ibope) e nos anunciantes que estão migrando para outros canais, hoje o que salva o faturamento da emissora são Celso Portiolli e Eliana aos domingos e o pouco representativo, abandonado e esquecido na grade Arena SBT que trazem anunciantes de peso para a emissora, esse último embora com pouca audiência é espetacularmente bem produzido, uma equipe que na frente da TV está dando um show, mas em um horário ingrato.
Mas pelo histórico da TV da família Abravanel, os anos de comemorações de aniversário cheio (de dez em dez anos) são bons veja a comparação:
10 Anos (1991): Afetado pelo Plano Collor o SBT acumulava prejuízo mesmo tendo um faturamento de 140 milhões e 21% de participação no ibope. A emissora teve até uma proposta de compra, mas decidiu investir alto e comemorou esse aniversário trazendo para o casting nomes de peso como: Serginho Groisman, Aqui Agora, Lilian White Fibe e o Clássico Topa Tudo por dinheiro. Também foi nesse ano que o SBT conquistou o 2° lugar do ibope nacional, e o seu principal produto era a novela Carrossel.
20 Anos (2001): Com a virada do milênio e do século o SBT chegou a alcançar 50 pontos de audiência, com a final histórica da Casa do Artistas, mas esse não foi o único sucesso, aos domingos o saudoso Augusto Liberado (1959-2019) era líder de audiência, derrotando o cansado (na época) Faustão e o seu Domingão. Quase nenhuma contratação foi feita em 2001, mas uma bombástica contratação quase saiu do papel, Boni chegou a assinar com a emissora mas Senor Abravanel rasgou o documento, invalidando assim a contratação.
30 Anos (2011): Vindo de muitos anos na terceira colocação, aproximadamente desde 2004 o SBT chegou nos trinta com muitas alterações em sua grade de programação, sempre com a grade voadora e ainda muito afetado pelo caso “Panamericano” que fez com que o SBT perdesse muito dinheiro. No casting da emissora nomes de peso; Eliana, Tiago Santiago (com Amor e Revolução), Roberto Cabrini, Richard Rasmussen e a mais nova estrela e queridinha do Silvio, Raquel Sheherazade. Foi nesse ano que a emissora, fez um programa que está na memória dos fãs da emissora até hoje, FESTIVAL SBT 30 ANOS.
E o que resta esperar desses 40 anos?
Muitas coisas mudaram, A TV já não é prioridade para os jovens e crianças, afinal os streamin's" tem tudo o que precisamos para nos divertir e o que tem na telinha, já não é tão atrativo.
Até o momento o SBT não disse a que veio em 2021, temos algumas estreias que devem acontecer ainda no primeiro semestre, mas sem grandes surpresas:
Libertadores 2021 – Dia 09 de Março
Vem pra Cá – Dia 22 de Março (Patricia Abravanel e Cartolano)
Te devo Essa – Sem Data Prevista (Dony De Nuccio)
Mestres da Sabotagem – Sem Data Prevista (Sergio Maroni)
A emissora ainda não anunciou a Champions League, nem a volta de Poliana Moça, e estão nos sonhos da emissora o reality show, Vivendo com o Inimigo e Uma Vida um Sonho (Luigi Baricelli e Aline Riscado) e nos sonhos dos telespectadores, Lívia Andrade voltaria com tudo para o Fofocalizando. E podemos ser bem assertivos em dizer que o telespectador entende mais do SBT do que muitos diretores, vide em 2009 na efetivação de Celso Portiolli no Domingo Legal, e esse ano com a Estreia da novela Amores Verdadeiros (Mexicana).
Com tudo o SBT precisa mudar, se reinventar e voltar a crescer como emissora, deixar o passado, pensando no presente e projetando o futuro. Afinal foi sem querer querendo que o SBT perdeu a essência de TV mais feliz do Brasil, e deixou de lado a torcida que trazia no peito o orgulho de ser SBTista.
Feliz Ano Velho SBT !! (Deixe sua avaliação na enquete postada a seguir do compartilhamento da matéria)
Comments