top of page
Buscar
Foto do escritorPortal Ypis

Por que a Globo não valoriza os Jogos Paralímpicos?

Atualizado: 26 de ago. de 2021

Por: Bruno Dames



Nesta terça se iniciaram os Jogos Paralímpicos de Tokyo 2020. No primeiro dia, 4 medalhas na natação com direito a ouro! No segundo, mais 4 medalhas em diversas modalidades. A Globo confirmou que só transmitirá as fases finais do futebol de 5 e que todos os outros esportes terão somente flashes na programação e provavelmente gravados. Aí fica a questão: por que a Paralimpíada não é tão valorizada quanto a Olimpíada?


A sociedade é extremamente capacitista, onde julgam pessoas com deficiência físicas e mentais de não serem capazes de ter uma vida independente e normal. As nossas diversas diferenças, nos tornam cada vez mais iguais. Por isso, é inadmissível termos atualmente esse desleixo com a Paralímpiada, que é sim um meio importante de levantar essa pauta e mostrar que todos somos sim capazes!


Historicamente, a emissora carioca sempre desprezou a competição e não a valorizou. Em 2016, por exemplo, onde os jogos eram no Brasil, a Globo tinha os direitos de transmissão, porém autorizou o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) a repassar para qualquer emissora interessada em transmitir o evento, que resultou na transmissão da TV Brasil, juntamente com as emissoras públicas de alguns estados. A TV Cultura também esteve interessada na época, porém teve o pedido recusado por não fazer parte da ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais). Situações como essa, causam cada vez mais a desvalorização dos Jogos Paralímpicos e o desinteresse do público.


Ainda não se tem um grande apelo do público com os Jogos, mas isso seria criado com a transmissão e valorização deles. Quando se esconde em flashes ou se escolhe repassar direitos, você abandona o poder de mudar esse capacitismo e de, finalmente, valorizar os Jogos Paralímpicos. Já é uma grande surpresa a transmissão de alguns flashes e do futebol, mas ainda é muito pouco.



A Globo decidiu exibir esse ano a Copa do Mundo de Futebol de Areia. Todas as partidas do Brasil estão sendo exibidas, algo que nem o futebol paralímpico terá. Se a Globo abre espaço para o futebol de areia, ela também tem espaço para a Paralimpíada, que tem uma relevância muito maior. Este ano, por exemplo, as competições estão acontecendo na madrugada, onde a emissora não fatura e não corre riscos de perder nada com a transmissão total.


Na madrugada de terça para quarta, o Brasil conquistou 4 medalhas, sendo que a TV Globo não transmitiu nenhuma. O público só foi saber em um pequeno bloco no “Bom dia Brasil”. A primeira medalha foi por volta de 05h40, horário onde o “Hora Um” está no ar e a emissora não sairia perdendo nada com a transmissão, pelo contrário. Mas novamente resolveram desvalorizar a competição.


Neste ano, a TV Brasil também fará uma extensa cobertura dos jogos, ao lado do canal pago do Grupo Globo, o SporTV 2. A Paralimpíada merece ser valorizada! O que falta é querer, porque o poder de mudar isso, o Grupo Globo tem.



199 visualizações1 comentário

1 Comment


Leonardo Adamis
Leonardo Adamis
Aug 27, 2021

A Globo defende os seus interesses acima de tudo e de todos!!! Menos Globolixo, mais SBT, mais Record, mais Band, mais Canção Nova principalmente!!!

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page