Por: Guilherme
O início da pandemia e o fato de termos passado a ficar mais tempo em casa, fez com que voltássemos à assistir televisão por mais tempo. O Share cresceu, e os números de todas as emissoras também. Quer dizer... Quase todas.
Seja por falta de investimento, reprises recentes, enlatados de 1920 Antes de Cristo, falta de estratégia e péssimas escolhas do Silvio Santos, o SBT vem passando por números desastrosos na audiência.
O horário nobre da emissora caiu de forma grotesca. Principalmente com o fim de As Aventuras de Poliana e ainda mais com o início de Gênesis na Record. O Programa do Ratinho sofreu várias derrotas, principalmente quando A Fazenda estava no ar e o SBT Brasil, principal telejornal da emissora, todos os dias derruba 3/4 pontos da audiência que recebe das Novelas Da Tarde.
E pasmem... a única hora que o SBT fica na vice todos os dias, é justamente pela manhã, quando a emissora de Silvio Santos transmite o Primeiro Impacto. Até o Bom Dia & Cia, que nunca marcava menos de 6 pontos antes do meio dia, passou a ser perseguido pelo Jogo Aberto.
Mas vamos ao tema principal da matéria... o desastre que a programação de sábado se tornou. Desde que o "novo" Fala Brasil, da Record, foi ao ar, o Sábado Animado passou a ficar longe da vice, sendo que até umas semanas atrás, roubava a liderança da Globo. A série The Thundermans sempre recupera a vice no confronto com a Escola do Amor (perder pra esse flop já seria fim de carreira né?), mas quando Raul Gil entra no ar, lá se vão 3 pontos.
O problema nem é apenas o número infinito de reprises... mas o programa é o mesmo desde sempre. O mundo muda, mas o diretor do programa do Raul ainda não descobriu isso. Como se não bastasse, o dono do baú resolveu colocar Lassie (1994) e As Aventuras de Rin-Tin-Tin (1954) para substituir o Triturando, que já não era nenhum fenômeno de audiência.
Resultado? O SBT Brasil conseguiu apanhar da Globo, da Record e da Band e ainda chegou a um anti-pico de 2 pontecos. A re-reprise de Chiquititas e a reprise dos episódios do Esquadrão da Moda seguiram amargando o terceiro lugar. Só o Bake Off Brasil – Celebridades conseguiu recuperar a vice, mostrando que o telespectador está sedento por programas inéditos.
Até quando a audiência seguirá dessa maneira? Até quando o SBT seguirá precisando de um bom desempenho das mexicanas pra ter ao menos 5 pontos de média por dia? Isso só o tempo dirá. Até lá, só nos resta torcer para os investimentos da emissora darem certo.
Comments